História de Fátima e o Milagre Religioso em Portugal

História de Fátima e o Milagre Religioso em Portugall

História de Fátima e o Milagre Religioso em Portugal

Fátima é uma cidade portuguesa situada na Serra de Aire, na província da Beira Litoral, região do Centro (Região das Beiras) e sub-região do Médio Tejo. Possui 71,29 km² de área e cerca de 12.500 habitantes.

Devido ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, situado no lugar da Cova da Iria, Fátima tornou-se num dos mais importantes destinos internacionais de turismo religioso, recebendo cerca de seis milhões de pessoas por ano.

O milagre religioso
A sua fama mundial deve-se ao relato das aparições da Virgem Maria reportadas por três pastorinhos entre 13 de maio e 13 de outubro de 1917.

Um dos capítulos importantes da história de Portugal, foi na Capela das Aparições que a Virgem apareceu, perto de uma azinheira, no dia 13 de maio de 1917. A árvore acabou destruída, por conta do grande número de peregrinos que arrancava seus galhos.

Em seu lugar fica a famosa imagem da Nossa Senhora. Todos os dias há várias missas em diferentes idiomas e uma área reservada para as pessoas acenderem velas.

Basílica da Santíssima Trindade
A Basílica da Santíssima Trindade foi inaugurada em 2007 para receber melhor os fiéis. Em parte, ela substituiu a Basílica da Nossa Senhora de Fátima, onde estão enterrados os três pastorinhos. Na cidade, é possível ainda visitar a antiga Basílica de Nossa Senhora de Fátima, que foi construída em 1953.